Primeiro Dia - Chegamos por volta das 10hs da manha, mas os trabalhos do conselho em si com abertura da mesa e leitura de atas se deu as 15hs, que por sinal foi muito criticado a data de inicio. Iniciou-se com os Informes, que foi explicitado os eventos em Caetité sobre a identidade da mulher negra, Seminário sobre relações raciais e cultura negra em Alagoinhas, a planta de um novo modulo no campus de Bom Jesus da Lapa, se houveram mais não estou me recordando!
O primeiro ponto de pauta foi o EBEN onde foi apresentado pela Diretoria de Promoção de Igualdade Racial, que deu uma data Piso para a realização do evento que é Junho, e os membros da diretoria ficaram em reelaborar o projeto do ultimo EBEN, e a cidade sede ainda a ser definidade entre Cachoeira e Maragojipe. Neste ponto não houve nenhuma discussão por parte da oposição, então foi rapido e certeiro.
Segundo Ponto salvo engano foi a Caravana do DCE, que Lucas explicou como se. Neste ponto houveram varios ataques e falta de fé dessa caravana e com isso partiram para criticar a gestão como um todo, e neste ponto a gestão se saiu muito bem com todos os seus delegados defendendo a gestão de forma bem coesa!
Perguntaram pq a caravana n iria começar em Salvador, e a gestão deu uma reposta muito franca e coesa e ilustrou dictomia que hoje há dentro da uneb, que o campus I se acha o "umbigo da UNEB". Este assunto se estendeu muito, tanto que foi decidido deixar avaliação da gestão para o que ocorrer.
Terceiro ponto foi o 16° CEU - Congresso de estudantes da UNEB, do qual tanto a oposição e a gestão concordaram com a extrema importancia que se tem de ocorrer o CEU, mas com ataques da oposição reclamando da demora da realização deste evento, e também foi falado sobre a cidade sede que seria em Senhor do Bonfim 1° opc, 2° opc seabra e 3° jacobina, sendo que as 2 ultimas opc ja tinham retirado a sua candidatura e o campus de senhor do bonfim ficou de confirmar dentre um prazo de 15 dias, se não ocorrer la já foram tirados 2 outras opc a 1°Juazeiro e a 2ª em Salvador.
Por assim se deu por encerrado o 1° dia!
O 2° dia Começou com o ponto de pauta da UEB, onde o "saudoso companheiro" (fala do pessoal da oposição) Reginaldo, que foi duramente atacado e ficou de decidir se voltamos a reconhecer a UEB ou não no CEU. Logo após vinheram os pontos de pauta o que ocorrer, que veio com 4 pontos de pauta, a lei 7176/97, avalição da gestão, Meia Entrada e o ultimo eleições suplementares. Sobre a lei 7176/97, foi explicitado e concesuada a importancia da revogação dessa lei por parte do governo, mas também sobre as cautelas que tem que ser tomadas com esta revogação, com isso foi feita uma carta por uma comissão de 7 pessoas que redigiram uma carta para ser encaminhada a Secretaria de educação, pedindo a convocação de uma reunião para a discussão e sobre o posicionamento dos estudantes em relação a essa lei.
Sobre a avaliação da gestão ja estavam todos cansados e também já tinha se falado tudo no dia anterior, foi pulada, a meia entrada foi explicitada a lei da meia entrada, os problemas que hoje são encontrados nessa lei, e a confecção das carteirinhas que são feitas pelo DCE.
As eleições suplementares falou sobre os campi que haviam parado como Caetite para uma eleição para escolher os delegados destes campus que ate hoje estão sem uma coordenação, e se estabeleceu um teto de data para o dia 12/11/09, para as eleições serem realizadas, aqueles que forem fazer a sua eleoção fora da data do dia 12 comunicar a coordenação central a data estabelecida.
Após isto o DCE e todos os discentes foram convidados pela oposição, a participar de uma reunião no campus da UEFS nos dias 17 e 18 de Outubro para discutir salvo engano a situação das UEBA's, e também ocorrerá um dia de Paralisação geral de todos os campi da UNEB no dia 20 de Outubro, e uma manifestação já esta sendo planejada no Campus I e com algumas pessoas já articulando em descer para a secretaria de educação de não obtermos uma resposta favoravel a carta que iremos encaminhar, e com isso pede-se a movimentação de todos os campi, mas também uma concentração maior no campus I, de preferencia que se tenha pessoas de todos os Campi lá para o movimento ficar maior.
PS: esse é apenas um relato informal feito por Marcelo Ferreira Lemos Filho, graduando do curso de Licenciatura Plena em História do Campus II - Alagoinhas, breve divulgaremos a ata.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário